Reflexão da aula 26/10/09


Nesta aula estivemos de olhos vendados para sentir a dificuldade que é movimentarmo-nos sem conseguir ver, então cada aluno tinha que levantar-se um de cada vez e mover-se até ao quadro e descrever em uma frase ou em uma palavra o que sentiam ou a dificuldade que sentiam.
Eu senti sono porque para além de estar cansado quando fecho os olhos durante algum tempo fico com sono, senti também alguma dificuldade em movimentar-me pois estava a andar como se tivesse a ver depois e tropeçava nas mesas.
Na minha opinião é muito dificil movimentar sem ver para onde estamos a andar e fazer algo sem conseguir ver, acho que este exercício foi bom pois para além de se tornar numa aula diferente é tambem uma maneira de sentirmos as dificuldades que um invisual tem e assim podemos compreende-lo.

Reflexão da aula 23/10/09


Nesta aula tivemos todos de permanecer calados como se fossemos mudos, com esta dificuldade tinhamos que escrever a nossa opinião em grupo do que para nós é "ser normal vs diferente", no inicio senti dificuldade em concentrar-me no exercício pois estavamos aa rir-nos da dificuldade que é em não falar, mas depois conseguimos concentrarmo-nos e realizamos a tarefa, houve dificuldades em tentar mimicamente entendermo-nos uns com os outros o que nos levou a recorrer do papel e da caneta para escrever.
Na mninha opinião foi uma aula interessante e acho que deviamos repetir mais vezes pois assim conseguimos fazer algo de diferente e com alguma motivação, acho que também foi realizado pois vem no contexto da matéria qie vamos dar e acho que como Animador é um pouco interessante e importante sofrer na pele para dar a importância a estas diferenças.

Modulo 9 - Representação Social da Diferença e Intervenção Sociocultural


As sociedades de hoje em dia são cada vez mais multiculturais e numerosas sendo as pessoas um produto de diversas culturas, mas deixando de parte as nossas diferenças todos desejamos às mesmas coisas como uma vida digna, que os nossos filhos tenham um mundo melhor onde possam ser livres, mas para isto se tornar realidade é necessário praticar a tolerância e aprender a viver melhor juntos.
A nossa identidade é apenas um pedaço no interior de uma comunidade onde nem sempre as nossas diferenças são reconhecidas, sendo assim a diferença é essencial para a tomada de consciência de nós mesmos e inerente à nossa condição social.
Com isto tomamos especial atenção aos assuntos relacionados com as diferenças aos aspectos étnicos, culturais, físicos e mentais.

Bibliografia: Baseado em "Programa de Área de Estudo da Comunidade" Módulo 9 do texto "Representação Social da Diferença e Intervenção Sociocultural".

Quem sou eu?


Origem do Nome Pedro

Qual a origem do nome Pedro: BÍBLICO
Significado de Pedro

Qual o significado do nome Pedro: "ROCHEDO".

Significado e origem do nome pedro - Analise da Primeira Letra do Nome: P
Em buscas da paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que brigar. Não é capaz sequer de se imaginar vivendo ao lado de pessoas que se relacionam na base de tapas e berros, mesmo que sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande amor da sua vida. Além de paz, seu coração vive em busca de muito de amor. É o tipo de pessoa que está sempre namorando, dificilmente está só. E que ninguém tente prender ou proibir de alguma coisa, em situações como esta é adeus na sem pensar. Tomar muito cuidado para não julgar ou criticar demais os outros.

Significado do nome Pedro - Sua marca no mundo!
RESERVADA,EQUILÍBRIO,CONFIABILIDADE,PERSPICÁCIA,ESPÍRITO ANALÍTICO
Passa a impressão de uma pessoa muito inteligente e intuitiva, desde muito cedo é notória sua vocação por atividades intelectuais. Não se atrai por atividades desgastantes e de esforço fisico. Na maturidade demonstra ter a vida sob controle. Alguém que valoriza a espiritualidade. Sempre envolvida com seus pensamentos pode passar a impressão de solitária. Séria, não aceita intimidades ou brincadeiras inoportunas. Bastente reservada, torna-se dificil ter sua confiança, e guarda seus segredos sempre para si. Não se familiariza com encontros sociais, prefere sempre atividades que exijam concentração. Fala pouco, e evita comentários óbvios, nunca age com a intenção de impressionar, por isso só participa de conversas quando está embasada de sua observação e cuidadosa analise. Preocupa-se com o conteúdo e nunca com a forma. Esta postura tende a isola-la do mundo, pois dificilmente confia na ajuda de alguém, a maneira de ser bem compreendido e aproveitar os aspectos positivos da personalidade é controlar o egoismo e buscar abrir-se mais ao mundo.
Pedro Significado - Numerologia - Expressão 4

COMO O MUNDO TE VÊ?
O número da Expressão revela a missão que tem, o que deve fazer ou ser nesta vida, para que atinja sucesso e alcance suas metas e objetivos. Descreve como você se expressa no mundo. O seu "eu" completo - personalidade, caráter, disposição, identidade, temperamento.Pessoas de numero 4 na Expressão são disciplinadas, honestas e determinadas, relacionam-se muito bem com pessoas de Expressão 6 e 9. São mais preparadas para a realidade "nua e crua" do que a maioria das pessoas, e conseguem suportar melhor a dor física e mental. Trabalham com perseverança para atingir seus objetivos, e normalmente não aceitam receber ajuda de outros ou ganhar dinheiro de forma desonesta. Tem dificuldade em assimilar as novas idéias ou mudanças. Procuram situações sólidas pois querem se estabelecer e se firmar. As atividades profissionais que mais combinam com o número 4 de Expressão são as de construtor, engenheiro, pedreiro, empreiteiro, eletricista, operário especializado, técnico, economista, estatístico, professor, instrutor, organizador, executivo, contador, cientista, médico ou cirurgião, químico industrial, horticultor, músico, comprador, vendedor ou administrador. Procure aprender a controlar a teimosia e a obstinação.
pedro Significado - Numerologia - Impressões 2

COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?
Mostra a pessoa como é interiormente. Revela como pensa, sente e age. Seu o desejo íntimo da alma, o seu "eu interior", suas esperanças, sonhos, ideais, motivações. As vezes é possível que percebamos essa manifestação, mas talvez não a expressamos como deveriamos ou mesmo não vivemos de acordo com ela, assim estamos reprimindo os nossos sentimentos e impulsos, o que gostariamos de ser ou fazer, estamos adormecendo nossos objetivos secretos, as ambições, os ideais mais intimos.Geralmente sentem-se muito bem ao servir alguém e mais confortável estando em segundo plano. Ao seu ver agir com diplomacia e agir com tato é muito importante, e indica seu lado pacificador. Aqueles de número 2 sabem como intermediar nos relacionamentos e trabalham muito bem em parceria. São músicos, artistas, oradores, diplomatas, ministros, pregadores, contadores, médicos e tantas mais atividades onde mostrem sua meticulosidade e amabilidade. Super sensíveis e intuitivos. Para chegarem onde desejam precisam aprender a lutar contra o complexo de inferioridade e a timidez.
pedro.

Significado - Numerologia - Anseios da Alma 11
ANIMA - O QUE MOVE VOCÊ? A vibração da ANIMA mostra a impressão que você transmite às pessoas e os efeitos que lhes causam. Deve ser considerado um dos número mais importantes na sua vida. Conhecendo-o poderá entender o planejamento da sua vida. Compreendendo este plano e buscando viver de acordo com seu significado trará mais sentido à sua vida, e a fará mais útil e feliz. Ter consciência dessa vibração ajuda a reconhecer o porquê de suas aversões e gostos. Não desperdiçará um dia sequer de sua vida, e jamais a sentirá inutil ou sedentária na velhice se viver de acordo com as vibrações deste número. 11 - Sempre em busca de ser inspiração para os outros. Trazendo luz às multidões e inspirando, seja através das artes ou das ciências. Algumas possuem um desejo de explorar lado místico da vida. Outras pessoas deste número gostariam de desenvolver dons psíquicos, para levar uma forma espiritual de vida. E há aquelas que buscam ser líderes e se tornar para serem o centro das atenções.

Bibliografia


http://www.intervencaoapdc.com/capituloIII.htm

Livros de Economia

http://www.publico.clix.pt/

http://anasc.no.sapo.pt/estatuto%20do%20ASC.htm

Como penso


A miséria do meu ser

A miséria do meu ser,
Do ser que tenho a viver,
Tornou-se uma coisa vista.
Sou nesta vida um qualquer
Que roda fora da pista.

Ninguém conhece quem sou
Nem eu mesmo me conheço
E, se me conheço, esqueço,
Porque não vivo onde estou.
Rodo, e o meu rodar apresso.

É uma carreira invisível,
Salvo onde caio e sou visto,
Porque cair é sensível
Pelo ruído imprevisto...
Sou assim. Mas isto é crível?

Fernando Pessoa

Taxa de Actividade


Na minha opinião acho que esta notícia é uma pequena motivação para quem está no desemprego, pois prevê-se que para além de pequena a economia portuguesa pode crescer, assim mostra que a nossa economia não está sempre a cair e que não é diferente das outras dos outros países, e quando se fala que Portugal tem das maiores taxas de desemprego na Europa é porque não se repara na taxa de desemprego da Espanha que ronda os 10% o que é cerca de 4 milhões da população, com isto quero mostrar que para além de pouca ainda há esperança, por isso não desistam de lutar pelos vossos objectivos.

Taxa de actividade


http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1403362&idCanal=57

Direitos e deveres do animador sociocultural


http://anasc.no.sapo.pt/estatuto%20do%20ASC.htm
Capítulo II Artigo 2º


Na minha opinião os únicos direito que acrescentava era o direito de ser respeitado, e o direito à vida.

E gostaria de mencionar o dever que fala de "promover as relações internacionais e a aproximação entre os povos", porque na minha maneira de ver a falta de respeito e discriminação pelas diferentes religiões existentes é o que provoca as guerras.

Causas e consequências do desemprego



Existem várias causas do desemprego, como por exemplo:


- O baixo nível de escolariedade
- A falta de oportunidades
- O desenvolvimento tecnológico
- Inflação
- Crise económica
- Falta de apoios as pequenas e médias empresas
- Mão de obra desqualificada e cara
- O subsidio de desemprego é maior do que o salário mínimo nacional
 
As consequências do desemprego:

- Os custos económicos:
- Corte no produto nacional
- Perca de liberdade de decisão
- Exclusão social
- Danos de longo prazo
- Perdas de motivação
- Perdas de relações humanas e de vida familiar
- Danos psicológicos

Fordismo e Mayo




Henry Ford tal como Taylor, defende também a organização científica do trabalho, mas também aconselhava a divisão técnica do trabalho, ou seja, simplificar as operações, a normalização dos produtos e a remuneração em função do rendimento.
Já Elton Mayo introduziu, a perspectiva das relações humanas na racionalização do trabalho como factor de aumento determinante da produtividade.

Taylorismo


Taylor dedicou-se ao estudo das condições para o aumento da produtividade de trabalhadores de forma a que as empresas fossem bem sucedidas, tendo em conta os seguintes princípios de organização cientifica do trabalho:
- Colaboração entre o trabalho de direcção e de execução.
- Remuneração do trabalho em função do seu rendimento, como forma de o estimular.
- Eliminação de todos os movimentos inúteis e simplificação das tarefas, de modo a submeter o trabalhos a cadências bem determinadas.
- Normalização dos produtos, diminuindo o número de variedades, eliminando tempos inúteis e tornando o trabalho mais hábil.

Evolução das relações de trabalho



Já nas sociedades primitivas havia a divisão do trabalho que se baseava na idade e no sexo.
Os homens dedicavam-se à caça e à pesca, enquanto as mulheres ao trabalho caseiro e à colheita de vegetais e frutos.
No período recolector o homem limitava-se à utilização dos recursos naturais
Com a descoberta de instrumentos de captura e de utensilios, o homem começou a colher, a semear e a caçar mais, que deu um excedente alimentar, este fez com que ocorre-se a primeira grande divisão do trabalho, em que os agricultores dedicavam-se ao cultivo da terra enquanto os pastores à domesticação e à criação de animais.
Com isto o excedente alimentar aumentou o que levou à revolução néolitica, que permitiu a segunda grande divisão do trabaho onde uma parte da população se dedicou à produção de bens alimentares e de novos instrumentos de trabalho, enquanto a outra parte das pessoas dedicou-se à produção de utensilios, ferrementas de madeira, metal e cerâmica, sendo assim dividiram-se os agricultores epastores para um lado e artesão para outro.
Com esta divisão social de trabalho, permitiram surgir uma nova classe de pessoas que se dedicavam ao comércio com isso nasceu uma nova divisão do trabalho constituida por agricultores, pastores, comerciantes e artesãos.
A Animação sempre existiu e acompanha-nos a todos desde que nascemos até morrermos, mas a Animação em método interventivo começou na década 60, surgindo assim em Portugal após o 25 de Abril de 1974, esta emergiu em todo o mundo em meados das décadas de 70 e 80, esta surgiu no âmbito das dimensões culturais, sociais e educativas, forma de preservar e recuperar o património cultural, reinserir as pessoas em suas comunidades.

Novas formas de organização social


A divisão social do trabalho dos nossos dias é caracterizada pelo seu elevado número de profissões, com a Revolução industrial as mudanças tecnológicas aumentaram o número de profissões muitas delas em diferentes ramos específicos das actividades agrícolas, industriais e de serviços, como por exemplo animadores sócioculturais, médicos, professores, veterinários, etc...
E estes ramos específicos subdividem-se em diferentes categorias ou vertentes.

Evolução do conceito de trabalho


Com a evolução das sociedades e com o passar do tempo o conceito de trabalho foi sempre sofrendo alterações.
A primeira alteração foi a divisão natural do trabalho que consiste na divisão consoante o sexo e a idade que ocorreu nas sociedades ancestrais.
Depois com a Revolução industrial e com a implementação de máquinas a divisão social do trabalho foi mais aprofundado aparecendo novas tarefas, oque levou a uma especialização dos operários.
De seguida surgiu a tecnologia que permitiu a evolução das formas de trabalho a um ritmo cada vez mais acelarado.
A Informatização e a Mecanização trouxeram mais rapidez, maior qualidade e maior racionalidade em todos os sectores da vida.
A Automoção veio trazer a produção sem intervenção do homem na execução da tarefa, com a utilização dos robõs que ajudaram a baixar os custos de produção e substituiram o homem nas tarefas perigosas e dificeis.
A aplicação de dispositivos automáticos nos processos produtivos industriais permitindo a introdução de inovações no produto.
A tecnologia nem sempre tem os seus benifícios, pois tambem teve os seus custos como a redução da criatividade e do espirito de iniciativa, demonstração profissional, aparecimento de doenças específicas, desemprego tecnológico.

conceito de trabalho



O trabalho é toda a actividade humana consciente e orientada no sentido de obter um determinado resultado, o trabalho exige um determinado gasto físico ou mental das pessoas que se vai notar consoante o seu rendimento